Com o tema “Qual o Filme da sua Vida?”, a Mostra Sala de Visitas 2015 reuniu diversos ambientes inspirados pela sétima arte.
A arquiteta Ale Mosna escolheu o filme O Sexto Sentido para criar o ambiente Lavabo da Cafeteria. O suspense psicológico do longa foi a maior inspiração do espaço, cujos destaques foram os tons sóbrios e o jogo de luz, que proporcionaram a sensação de questionamento característica do filme: nós estamos sozinhos ou não?
Lavabo da área comum
O clima de suspense do thriller psicológico O Sexto Sentido se traduziu no lavabo da área comum. A ideia foi criar um ambiente temático com vários elementos que remetessem a esse clássico do gênero. Os tons sóbrios e escuros da fotografia do filme marcaram presença, trazendo atualidade ao projeto.
Cores e materiais usados no lavabo
A cortina vermelha fez analogia à cabana onde o personagem rezava e se escondia dos espíritos. O armário onde o garoto foi preso no filme foi representado pelo gabinete sanitário estilo “armário americano”. O piso de ladrilho hidráulico aludiu à arquitetura da época do filme, assim como os lavatórios, que são releituras.
Destaque do projeto do lavabo
O grande destaque do lavabo ficou por conta do jogo de painéis de espelhos, fazendo com que o visitante sempre enxergasse o próprio reflexo, lembrando que “nunca estamos sozinhos”. O jogo de luz proposto no espaço também merece destaque, trazendo novamente o suspense à tona.