Por isso, a área precisava possibilitar a construção de instalações para vários animais abandonados, para serem cuidados até a adoção. Além, é claro, de servir como residência dos proprietários, com toda infraestrutura e conforto.
Restauração da residência
Localizada na Capela Loreto, interior de Caxias do Sul, a casa de aproximadamente 135m² contava com cozinha e sala de estar integrados, 2 dormitórios pequenos e um único banheiro. Além disso, um galpão velho, junto à residência, estava destinado à demolição.
Com estruturas tão precárias, o foco imediato foi a reforma da residência para priorizar o conforto do casal de proprietários. O projeto todo foi desenvolvido seguindo o conceito de restauração, preservando ao máximo a originalidade da residência típica italiana. As portas e janelas foram restauradas, assim como paredes em tábuas de madeira e assoalho de madeira maciça. As paredes internas de alvenaria, em tijolos maciços, foram descascadas em alguns momentos, para criar efeitos de texturas nas elevações. Na cozinha, os azulejos originais foram mantidos, recebendo um toque de modernidade com ladrilhos cerâmicos. O telhado foi em parte reformado, recebendo telha gravilhada. No espaço onde antes era o sótão, foi criada uma área de estar íntimo e dormitórios para receber os hóspedes da família. O porão, por sua vez, foi transformado em adega. E a integração destas áreas foi feita pela nova escada em madeira, bem como pela torre de tijolos maciços, com um sanitário por andar. Após as ampliações e restauros, a residência passou a ter uma área de 260m².
Harmonia com a natureza
Conforme solicitação dos proprietários, espaços para abrigar animais foram idealizados com variados segmentos: gatil, canil, estábulo para cavalos e pôneis e galinheiro. Além disso, foram criados um açude, pista de caminhada, campo de futebol, horta orgânica e composteira, tudo em busca de uma vida saudável e que proporcionasse uma vida digna aos animais.
Reforma do galpão
O antigo galpão foi completamente reformado e ampliado, para criar o salão de festas para receber amigos e familiares. Paredes descascadas e outras rebocadas, com portas e janelas que receberam moldura de porcelanato imitando ladrilho hidráulico, fornecem acabamento e dão um toque especial e gracioso. A área de lazer contemplou um espaço para a piscina térmica que pode ser coberta por plataforma móvel, tornando-se uma pista de dança; grande deck externo com pergolado e banheiros. Para finalizar, uma ilha central abrigou pia, fogão industrial e churrasqueira.
Ampliação e preservação
A preocupação com a preservação do piso fez com que os novos sanitários ficassem com o assoalho de madeira original, sendo que a laje foi executada somente no box, onde foi aplicado revestimento cerâmico. Um volume em tijolos maciços aparentes e esquadrias de madeira foi anexado à antiga edificação, recebendo ambientes como o lavabo, lavanderia e estar, junto à churrasqueira.
O espaço de circulação da residência abrigou o gabinete, junto à escada de acesso ao sótão e adega, e foi criada uma bancada que serve de peitoril da escada. Cores alegres, como laranja e amarelo, em conjunto aos madeirados, compõem o ambiente. Na suíte do casal, os tons de lilás, combinados com as tampas das janelas, transmitem tranquilidade e aconchego. A área de estar, copa e cozinha, por sua vez, teve a parede descascada e os tons de vinho e madeirados deram o toque de aconchego.